Dezembro 3, 2024

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos promove, no Auditório Rogério Rodrigues, dia 7 de setembro (sábado) pelas 15h00, a apresentação dos livros “Okinca” e “A Princesa dos Bijagós”, de Alexandre Faria, publicados pela editora Novembro, seguida da apresentação do projeto “A Princesa dos Bijagós”, pelas 15h45, com a participação dos alunos do Colégio D. João VI e com encenação de Porfírio Lopes.

Entrada livre.

Sinopse | “Okinca”
«Entre 1910 e 1930, Okinca Pampa, Rainha dos Bijagós, reinou neste arquipélago da Guiné-Bissau de um modo inesquecível, deixando um legado incomparável na defesa dos direitos humanos, extensível ao mundo inteiro pela notável inovação das suas lições sobre a Humanidade. Pioneira nos princípios do matriarcado africano, a história da sua vida continua a entusiasmar gerações, seja pela impressionante atualidade, pela eliminação da escravatura ou pelas caraterísticas inerentes ao tratado de paz que assinou com o regime português, sem esquecer a sua elevada nobreza de carácter, a luta persistente pelos direitos das mulheres e a salvaguarda intransigente da Natureza, a par de outras iniciativas em prol do seu povo e do seu território. Numa época marcada por fortes desigualdades entre os seres humanos, “Okinca” revela-nos uma das mulheres mais extraordinárias do continente africano, envolvida no animismo, na espiritualidade e numa intensa ligação à Natureza, demonstrando a influência incontornável desta rainha na identidade própria da Guiné-Bissau e da Lusofonia.» In contracapa “OKINCA”
Sinopse | “Princesa dos Bijagós”
«Alexandre Faria, depois de escrever o romance “OKINCA”, dedica “A PRINCESA DOS BIJAGÓS” às crianças africanas. Era uma vez uma princesa que vivia numa ilha no meio do Oceano Atlântico. Não tinha mais de 8 anos, mas o desejo de ser uma grande rainha, superava todos os outros. O reino situava-se no Arquipélago dos Bijagós, no continente africano, e Orango, a terra insular onde habitava, era a última das oitenta e oito ilhas, repleta de animais exóticos e de aldeias espalhadas ao longo do seu território. A princesa chamava-se Pampa, gostava de usar tranças no seu cabelo e, desde que nascera, preparava-se da melhor forma para suceder aos seus pais, assim que a altura chegasse.»

Sobre | Alexandre Faria
Alexandre Faria nasceu em Luanda, Angola, é advogado, escritor e reside em Cascais. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com dois Doutoramentos Magna Cum Laude em Gestão Desportiva e em Sociologia. Foi distinguido com o Diploma de 1.º Grau do Governo da República da Moldova em 2012, tendo recebido, no ano seguinte, o Prémio Internacional Ulysses Grant da Cidade de Bolama e a Ordem de Honra da República da Moldova, a maior distinção civil do país. Em 2016 recebeu o Prémio de Mérito do Estoril Praia e em 2017 foi distinguido com a Medalha de Honra da Freguesia de Alcabideche. Em 2021 recebeu o Diploma de Mérito da Cidade de Bolama, atribuído pelo Ministério da Administração Territorial e do Poder Local da República da Guiné-Bissau, assim como o Diploma de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura da República da Guiné-Bissau, pelo seu percurso literário e valiosa contribuição prestada à cultura nacional. Em 2022 recebeu o Prémio Literatura Júlio César Andrino – Melhor Obra. Em 2024, foi distinguido com o Prémio Literário Marcelino Marques de Barros, entregue pelo Ministro da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Augusto Gomes, na Feira da Cultura da Lusofonia em Bolama. Autarca em Cascais durante mais de 20 anos, é Vereador na Câmara Municipal de Cascais no presente mandato. Foi Presidente do Estoril Praia entre 2014 e 2024, onde lançou diversas iniciativas inéditas de responsabilidade social, sendo o líder com mais títulos conquistados na história do clube. É membro do Conselho Consultivo da MEL-Mulheres Empreendedoras da Lusofonia. Conferencista em Portugal e no estrangeiro, é cronista num dos maiores jornais semanários portugueses. Para além das suas participações em diversas obras e antologias, é autor de três romances, quatro ensaios, de três livros de poesia e de um livro infantojuvenil.

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, N.º 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados

For@ de Horas:
De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00
Encerra aos domingos e feriados

Fonte: CMA

Livro "A Princesa dos Bijagós", de Alexandre Faria

 

 

VISIT AMADORA

Plataforma Comunicação do Concelho da Amadora, Guia, Notícias e Shopping. Tem uma empresa? Participe no projecto como membro e obtenha diversos benefícios.

View all posts

PUBLICIDADE

Publicidade